Audiência pública debate implementação do PME

06 de Maio de 2015

A secretaria de educação de São Sebastião do Passé realizará na quinta-feira (07) uma audiência pública para discussão das propostas do Plano Municipal de Educação (PME). A finalidade do encontro é responder às necessidades do setor do município, tendo em vista a melhoria na qualidade de todo o sistema de ensino de forma participativa.

O evento acontecerá em dois momentos. Pela manhã, às 08h30min, no Centro Comunitário Padre Luís Ferreira de Brito, e à tarde, a partir das 13h30min, no colégio municipal Dr. João Paim.

A criação do PME, que também tem como propósito reduzir as desigualdades sociais e regionais e superar a descontinuidade do trabalho na educação de SSP, vale dez anos e engloba o sistema de ensino da cidade; escolas estaduais, municipais e particulares, a sociedade civil, o governo e o corpo docente.

Segundo a secretária de educação, Kátia Matheó, a audiência é uma possibilidade de reunir diversas representações, para que seja construído, a próprio punho, o documento, responsável pelo regimento da educação municipal.

“Todos vão se beneficiar a medida que tenham clareza dos problemas que o município possui, na área.  Essa ferramenta [PME] será o pilar da educação, e todas as ações da prefeitura e da Seduc precisam ser planejadas e direcionadas por este documento. Vamos planejar estratégias para que em breve possamos desenvolvê-las e, assim, alcançar as metas”, explica a secretária sobre a importância do evento.

Durante o encontro, será debatido a elaboração e a implementação do PME, analisado o documento base do Plano, que inclui dados sociais e educacionais do município,  observar a existência de uma articulação intersetorial para firmar os caminhos a ser seguido para a melhoria da educação, dentre outras atividades.

Credenciamento
Composição da mesa
Apresentação Cultural
Leitura do Regimento Interno da Audiência Pública
A importância da construção do PME – Profª Ms.: Luzinete Lyrio (PROAM/SEC-Ba)
A construção do PME no município - Memória
Apreciação dos Diagnósticos e Indicadores dos Níveis ,  Modalidades de Ensino, os desafios da educação e os itens da  valorização dos profissionais da educação, gestão democrática do ensino público e recursos financeiros para a educação no município.
Debate das metas e estratégias por cada comissão representativa
Plenária
Leitura da Ata
Encerramento

O PME é uma política educacional. Um conjunto de reflexões, de intenções e de ações referente à demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo, assim, estabelece diretrizes e metas para todas as etapas e modalidades existentes no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.