27 de Julho de 2024

27 de Julho de 2024

Prefeitura entrega posto de saúde para moradores do Quicé

07 de Maio de 2015

O Posto Satélite Osvaldo Pires de Andrade passou por uma reforma e ampliação e foi entregue pela prefeitura de São Sebastião do Passé para a comunidade do Quicé, na terça-feira (05).

No encontro, Janser Mesquita, prefeito da cidade, reforçou os investimentos feitos para melhorar a saúde dos habitantes e comentou sobre a atuação da secretaria do setor no município. “Em breve, inauguraremos quatro postos, todos feitos para trazer mais qualidade de vida aos nossos moradores.  A repartição está fazendo a saúde itinerante, um trabalho magnífico, nunca feito antes, estão visitando as comunidades, ouvindo as pessoas e colhendo as necessidades de cada um. Tudo isso com amor e dedicação”, explica.

Os procedimentos médicos desenvolvidos no local são exame preventivo e exame laboratorial, curativo, vacinação, dentre outras tarefas, que antes não eram possíveis devido à falta de estrutura. O ambiente conta com dois consultórios, dois banheiros, uma copa e um almoxarifado.

O secretário de saúde, Vítor Lavinsky, reiterou durante a cerimônia que as Unidades de Saúde da Família (USFs) das localidades de Laranjeiras e do Aragão vão continuar funcionando normalmente.

Lavinsky disse ainda que há uma tentativa de firmar convênios com as instâncias estaduais e federais para construção algumas unidades. Dessa forma estamos “respeitando na íntegra o nosso plano de governo, o qual traz a proposta do prefeito, de desocupar imóveis alugados para prédios próprios”, afirma.

Inicialmente, o Posto Satélite estava previsto para ser inaugurado em novembro de 2014, entretanto, por causa do período chuvoso e do processo licitatório para compra dos materiais a data precisou ser alterada.

O vereador, Gerson Portela (PMDB), parabenizou Janser Mesquita pela concretização de mais uma obra e relatou que nos governos passados a estrada que “dava acesso à localidade era horrível, agora a entrada está bem melhor”.

Para Pedro Araújo, vereador do Democratas, o chefe do executivo dá atenção para todas as áreas da cidade. “Ele tem respeito e cuidado com a população. Concluiu o calçamento da Capivara e do Curralinho, colocou pontos cobertos para os mototaxistas e está entregando um equipamento de alta relevância para os moradores do Quicé”, diz.

O Posto Satélite é uma ampliação da USF, criado em locais onde a extensão territorial é maior e quando a população mora distante das unidades.

A zeladora, Ivone dos Santos, comentou que alguns anos atrás não via melhoria no Quicé, mas depois do mandato de Janser, conseguiu identificar. “Esse posto está maravilhoso. Trouxe meu filho para se consultar com o médico e com o dentista. Prefeito, você está trabalhando certo”.

Messias Souza, servente, falou sobre a recepção dos funcionários. Eu fiz exame de sangue e fui bem atendido. Essa unidade veio em boa hora, a gente estava precisando muito.”

Os recursos destinado ao Osvaldo Pires de Andrade foi federal e municipal.