27 de Julho de 2024

27 de Julho de 2024

São Sebastião do Passé

Retrospectiva: Prefeitura desenvolve programação para mulheres

30 de Abril de 2015

Lembra da Caravana da Mulher? Ela ganhou repercussão pelos leitores e resolvemos postar um geral sobre o evento. Confira.

Os encontros da Caravana da Mulher, conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura para valorizar a saúde, a cultura e o lazer das sebastianenses, contemplou todos os distritos da cidade e aconteceu durante as semanas do mês de março.

Uma programação especial foi montada pelas secretarias municipais nas localidades. O Núcleo de Apoio à Saúde da Mulher (Nasf), por exemplo, preparou um espaço para informar aos participantes sobre o câncer de mama, o do colo do útero e a violência contra a mulher.

Dúvidas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), hipertensão e diabetes também foram esclarecidas pelas profissionais para a população. Crianças, jovens e idosas tiveram uma aula sobre como fazer a escovação correta dos dentes.

A secretária de educação e cultura, Kátia Matheó, comentou sobre a necessidade da ação e a mobilização feita para valorizar o público feminino dos distritos. “É fundamental a inter-relação das secretarias no trabalho na comunidade. É mais uma maneira de fortalecer a parceria entre a administração e os moradores”, afirmou.

Em paralelo às mostras, as mulheres tiveram a oportunidade de fazer exame preventivo e de glicemia, consulta dentária, vacinação, entre outras atividades, nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos locais.

O primeiro evento foi em Maracangalha. Exposições de artesanatos enriqueceram o momento. A Associação Comunitária e Empreendedora (Taboarte) exibiu produtos confeccionados da fibra da taboa (planta aquática típica de brejos e manguezais), como bolsas, guardanapos, porta moedas, dentre outros materiais.

Em Lamarão, os alunos do colégio Josiane Santos da Conceição recitaram poesias para as mulheres, como homenagem. Em Banco do Areia, os estudantes do Januário Ribeiro criaram uma peça teatral de um jornal televisivo e informaram as notícias da comunidade.

O último dia do projeto aconteceu em Nazaré de Jacuípe. O grupo Aconchego animou os participantes com um bingo.

Avaliação - De acordo com a doméstica, Maria Josina de Jesus, a ação foi positiva, pois não houve o deslocamento até a cidade para que as atividades pudessem ser feitas. “Eles vieram até a gente e isto é confortável. Foi uma manhã diferente e divertida. Além da música, dança e do café, pude ficar mais atenta com a minha saúde”, diz a moradora de Maracangalha.

Maria Texeira, habitante de Nazaré de Jacuípe, elogiou todos os serviços oferecidos pela Caravana. “Eu aproveitei tudo. Estava ótimo. Fiz o preventivo, fui bem atendida e a enfermeira foi paciente. Nesta vida eu não tenho medo de nada, pior do que este exame é ter bebê e eu tive 16 filhos”, finaliza a aposentada de 81 anos de idade.

O diretor do Departamento de Comunicação e Eventos, Márcio Fontes, falou que a tarefa piloto trouxe benefícios para as moradoras. “O momento permitiu que elas [mulheres] ficassem mais precavidas com a saúde, disseminassem as informações obtidas nos stands para as colegas, vizinhas e amigas, além de ter sido uma ocasião para firmar a cultura dos residentes”, salientou.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) também marcou presença nos eventos. O órgão falou sobre a importância da segurança no trânsito e distribuiu flores para todas as mulheres.