16 de Maio de 2024

16 de Maio de 2024

São Sebastião do Passé

Prefeitura desenvolve campanha sobre uso do capacete

28 de Maio de 2015

Com a finalidade de atender à Política Nacional de Trânsito (PNT), referente ao uso do capacete com viseira ou óculos de proteção ao conduzir motocicletas e motonetas, a prefeitura de São Sebastião do Passé e o Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT) começaram a Campanha sobre o uso dos equipamentos.

Até o dia 30 de maio, o DMTT estará desenvolvendo atividades sobre a importância do uso dos materiais. No próximo domingo (17), será realizado um moto passeio pelas principais ruas da cidade para chamar à atenção dos motociclistas sobre a necessidade da utilização do capacete.

A concentração será na Rotatória da Urbis, às 09h, e seguirá em direção ao Clube de Veteranos. Neste espaço, palestras com a temática Pilotagem e Segurança e Regulamentação dos Mototaxistas serão ministradas. Também haverá sorteios de capacetes e de brindes.

Segundo Luciano Lago, secretário de planejamento urbano e desenvolvimento econômico, pasta responsável pelo DMTT, a Campanha é uma extensão das atividades de trânsito desenvolvidas desde 2013, no município, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de obedecer à legislação. “O índice de acidentes com condutores que não tem a carteira de habilitação e que não usam o capacete aumentaram na cidade. Com esta ação de mobilização, reforçaremos que o uso dele e de outros equipamentos é importante para a segurança dos motoqueiros, dos passageiros e dos pedestres”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, uma parceria com a Polícia Militar (PM-BA) foi feita para que as abordagens aos condutores sejam com mais frequência e aja uma cobrança dos itens de segurança. As blitz acontecerão esporadicamente.

Os alunos do curso superior de tecnologia em Transportes Terrestres da Universidade Federal da Bahia (UFBA) montarão stands em alguns pontos do município para explicar ao público as especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito às normas de conduta para as pessoas que utilizam a moto como transporte, no dia 30 de maio.

A Campanha conta com o apoio do Moto Grupo Sebastianense, da PM, do Esquadrão Águia, da Asa Moto Center e da UFBA.

O capacete deve estar afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior, e a viseira precisa ficar abaixada. É necessário que o equipamento esteja com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e dentro do prazo de validade, que é de cinco anos. O capacete conhecido como “coquinho” é proibido por lei, pois não protege a nuca. Em caso de acidentes, ele sai da cabeça de quem o utiliza.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete de segurança é infração gravíssima. O condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e paga multa de R$ 191,54.