Notícia
Biblioteca na Praça reúne crianças e adolescentes
30 de Abril de 2015
Monteiro Lobato: Ler, contar e encantar foi o tema da primeira edição do projeto Biblioteca na Praça, realizado no Espaço ArtCafé, antigo Bistrot, na sexta-feira (24). O objetivo do evento foi incentivar e reforçar a importância da leitura para os moradores sebastianenses, em especial, para as crianças e adolescentes.
A programação incluiu canto e coral, com a música O Sítio do Picapau Amarelo, palestra sobre a vida e obra do autor e jogos educativos. Uma casa de papelão foi colocada no local e os participantes puderam desenhar, pintar e ler livros dentro do ambiente.
Segundo a bibliotecária, Sônia Sena, o evento foi um bom momento para divulgação de livros de Lobato e para estimular a leitura entre os pequenos. “Estamos pensando em fazer a segunda edição do projeto. Um escritor da literatura infanto-juvenil será homenageado”, comenta.
A estudante de 12 anos de idade, Cailane Pereira, falou que o encontro foi uma oportunidade para que ela conhecesse mais sobre Monteiro Lobato e praticasse a leitura com frequência. “Vou ler mais. É importante para a mente e a pessoa não fica estressada”, explica.
“Gostei do tratamento dos funcionários da biblioteca. Sônia vinha aqui sempre saber se a gente queria algo. Fiquei interessada pelo livro A reforma da natureza. Comecei a leitura dele aqui, não deu tempo de terminar, mas vou pegar o livro na biblioteca para saber o final”, comentou a estudante Francielle Ferreira (14), sobre a recepção do projeto.
Já o estudante Ayrton Cerqueira (10), que passou o dia todo no local, leu o livro O saci e ficou animado com a casinha. “Gostei mais desta surpresa. Aqui eu desenhei e pintei”, disse.
O Biblioteca na Praça foi desenvolvido pela prefeitura de São Sebastião do Passé e pelo Departamento de Cultura.